EMISSORAS DE TV EM LONDRINA
TV COROADOS-LONDRINAA instalação da TV Coroados foi extremamente importante,não só por causa de questões econômicas,mas porque era uma novidade que o país todo pôde compartilhar com o Paraná:a vinda da televisão para o Brasil e também porque este fato histórico modificaria a fisionomia de Londrina para sempre,já que Assis Chateaubriand,o primeiro a trazer uma emissora de TV para o Brasil,escolheu o Norte do Paraná para receber a TV Coroados,nome dado em homenagem a uma tribo indígena brasileira. Nesses anos de existência, a TV Coroados passou por várias fases. Enquanto esteve sob o comando dos Diários Associados e do empresário Paulo Pi mentel, a emissora retransmitiu a programação da extinta TV Tupi. Em maio de 1976 foi vendida para Oscar Martinez e passou a retransmitir a programação da Rede Globo durante quase 3 anos. De março a novembro de 1976, quando estava sendo negociada com o Rede Paranaense, passou a exibir uma programação independente à base de filmes. A transferência para o Rede Paranaense deu-se em outubro de 1979. Após esta ocasião, a RPC TV passou a retransmitir a programação da Rede Globo, mantendo-se como líder de audiência desde então o seu sinal chega a 52 municípios do norte do estado, atingindo a quase 1 milhão e 500 mil telespectadores. Ao longo dos anos, porém, a programação e o telejornais da RPC TV Coroados sofreram várias modificações.
REDEVIDA VAI AO AR EM DEZEMBROA arquidiocese da cidade investiu R$ 500 mil para compra de equipamentos e suporte para a emissora, o dinheiro também foi arrecadado com um show realizado no Moringão.Um canal voltado para a espiritualidade e com uma programação destinada à família, porem não teve, inicialmente, nenhuma programação regional.A chegada de um novo canal de TV ajudou a população londrinense a se integrar a igreja com mais facilidade e o incentivo a família foi reforçado nos lares, levamos em conta que o um bom contato com a família é fundamental para elevar os valores familiares e com isso os valores éticos e pessoais de cada um se aprimora.
Paulo Pimentel Entregar a TV Cidade á cidade de Londrina-PR.A manchete de 30 de Abril de 1989 fala sobre Paulo Pimentel Entregar a TV Cidade á cidade de Londrina- PR, este fato foi muito importante para Londrina pois podemos assim ver uma cidadezinha do Norte do Paraná se tornar uma importante cidade recebendo uma grande emissora de televisão com grande potêncial jornalístico e grandes promessas. A TV Cidade que mais tarde recebeu o nome de Rede Massa, é uma rede de comunicação paranaense com sede em Curitiba, é pertencente ao Grupo Massa de Comunicação. Estreou oficialmente no dia 17 de março de 2008, como resultado da compra das emissoras de TV doGrupo Paulo Pimentel afiliadas ao SBT pelo apresentador e empresário Carlos Massa.
TV COROADOS-LONDRINA
A instalação da TV Coroados foi extremamente importante,não só por causa de questões econômicas,mas porque era uma novidade que o país todo pôde compartilhar com o Paraná:a vinda da televisão para o Brasil e também porque este fato histórico modificaria a fisionomia de Londrina para sempre,já que Assis Chateaubriand,o primeiro a trazer uma emissora de TV para o Brasil,escolheu o Norte do Paraná para receber a TV Coroados,nome dado em homenagem a uma tribo indígena brasileira. Nesses anos de existência, a TV Coroados passou por várias fases. Enquanto esteve sob o comando dos Diários Associados e do empresário Paulo Pi mentel, a emissora retransmitiu a programação da extinta TV Tupi. Em maio de 1976 foi vendida para Oscar Martinez e passou a retransmitir a programação da Rede Globo durante quase 3 anos. De março a novembro de 1976, quando estava sendo negociada com o Rede Paranaense, passou a exibir uma programação independente à base de filmes. A transferência para o Rede Paranaense deu-se em outubro de 1979. Após esta ocasião, a RPC TV passou a retransmitir a programação da Rede Globo, mantendo-se como líder de audiência desde então o seu sinal chega a 52 municípios do norte do estado, atingindo a quase 1 milhão e 500 mil telespectadores. Ao longo dos anos, porém, a programação e o telejornais da RPC TV Coroados sofreram várias modificações.
REDEVIDA VAI AO AR EM DEZEMBRO
A arquidiocese da cidade investiu R$ 500 mil para compra de equipamentos e suporte para a emissora, o dinheiro também foi arrecadado com um show realizado no Moringão.
Um canal voltado para a espiritualidade e com uma programação destinada à família, porem não teve, inicialmente, nenhuma programação regional.
A chegada de um novo canal de TV ajudou a população londrinense a se integrar a igreja com mais facilidade e o incentivo a família foi reforçado nos lares, levamos em conta que o um bom contato com a família é fundamental para elevar os valores familiares e com isso os valores éticos e pessoais de cada um se aprimora.
Paulo Pimentel Entregar a TV Cidade á cidade de Londrina-PR.
A manchete de 30 de Abril de 1989 fala sobre Paulo Pimentel Entregar a TV Cidade á cidade de Londrina- PR, este fato foi muito importante para Londrina pois podemos assim ver uma cidadezinha do Norte do Paraná se tornar uma importante cidade recebendo uma grande emissora de televisão com grande potêncial jornalístico e grandes promessas. A TV Cidade que mais tarde recebeu o nome de Rede Massa, é uma rede de comunicação paranaense com sede em Curitiba, é pertencente ao Grupo Massa de Comunicação. Estreou oficialmente no dia 17 de março de 2008, como resultado da compra das emissoras de TV doGrupo Paulo Pimentel afiliadas ao SBT pelo apresentador e empresário Carlos Massa.
_______________________________________________________________________
Reportagem (video)
Reportagem (escrita)
Introdução
Letícia: Nós vamos falar sobre o filme “Adam”, que conta a historia de um homem o qual tem a Síndrome de Asperge . Esse filme vai contar as dificuldades falará sobre as relações emotivas porque ele vai conhecer a vizinha dele e eles vão se apaixonar e vão ter muita dificuldade de expressar isso.
Maria Lívia: O filme vai mostrar muito como essas pessoas tentam se integrar na sociedade, mesmo sendo difícil eles tem uma busca para conseguir se integrar e sentir uma pessoa normal. Bom a gente vai que vai falar para nós um pouco mais sobre essa síndrome com a fonodióloga e psicopedagoga Vitória Oliveira.
Entrevista
Maria Lívia: Estamos aqui com a fonodióloga e psicopedagoga Vitoria Oliveira, ela vai falar para nós sobre a Síndrome de Asperge. Vitoria você poderia falar para a gente o que significa. Síndrome de Asperge e quais são as principais características dela e as principais diferenças para o Autismo?
Vitoria Oliveira: A chamada Síndrome de Asperge, transtorno ou desordem de Asperge é uma síndrome do aspecto autista, ela vai diferenciar do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do individuo, ou seja, a Síndrome de Asperge tem comportamentos do autismo mas ela diferencia por não ter nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo. É mais comum no sexo masculino e quando adulto muitos podem viver em forma comum como qualquer outra pessoa que não apresenta a síndrome, existem indivíduos com Síndrome de Asperge que se tornaram professores universitários como Vernon Smith que ganhou o premio Nobel em Economia em 2002. Alguns sintomas dessa síndrome são: dificuldade de interação social, a pessoa tem dificuldade em se socializar com outras pessoas; a falta de empatia; interpretação muito literal da linguagem, ou seja, se eu disser que vai chover canivetes ela vai se esconder em baixo da mesa, porque ela acha, literalmente, que vai chover canivetes, ela não entende a fantasia dessa expressão. Existem preservações de comportamentos estereotipados, comportamentos repetitivos, no entanto isso pode ser conciliado com o desenvolvimento cognitivo normal ou alto até elevado.
Maria Lívia: Já que eles têm essa dificuldade de se comunicar até de sentir alguma coisa, na hora de expressar os sentimentos, eles não têm muita idéia do que é isso. Então dá para eles terem um relacionamento com alguém e viver uma vida normal como qualquer outro?
Vitoria oliveira: eles têm uma dificuldade grande em determinar o que ele está sentindo e o que o outro está sentido, por exemplo, se você mudar sai expressão de feliz pra triste, para eles isso não faz muita diferença. Como qualquer outra pessoa, eles podem ter uma convivência e uma vida perfeitamente normal. Podendo até casar e formar uma família. Porque eles aprendem, eles decoram as regras sociais, eles aprendem o sentido das expressões mais comuns. Então isso facilita com que a interação social aconteça.
Maria Lívia: o que você pode dizer sobre a inclusão social da Síndrome de Asperge?
Vitoria Oliveira: a inclusão pode acontecer sim, deve. Desde que a escola esteja preparada para receber essas pessoas com essa síndrome e os professores possam ter apoio, possam ter incentivo e tenham um suporte para trabalhar com essas crianças. Para dar o melhor aprendizado, o melhor suporte com a alfabetização e o desempenho escolar.
Maria Lívia: quais são as principais informações sobre a Síndrome de Asperge?
Vitoria Oliveira: primeiro, são pessoas normais que podem ter uma vida normal, como qualquer outra pessoa; segundo, eles têm uma coordenação motora muito pobre, por exemplo, abotoar o botão da camisa, dar um laço no tênis exige um esforço muito grande para eles. Possuem uma habilidade de compreensão extraordinária, uma memória excepcional para dados e datas, geralmente, para matemática eles possuem uma habilidade fantástica, podem aprender a ler sozinhos. São pensadores concretos, não conseguem fazer abstrações, ou seja, a ficção para eles é muito real, eles preferem um livro de informações a um livro de ficção, justamente por levarem tudo ao pé da letra, uma informação ao pé da letra, uma palavra ao pé da letra, então a ficção para eles acaba não sendo bem vinda. Eles não têm contato olho a olho, tudo em volta chama a atenção, para eles é mais chamativo do que o contato olho a olho. Não entendem ironias, para eles essa ironia não faz sentido. E o que nós podemos fazer é ajudar na interação social, ajudá-los a interagir melhor com as pessoas, para terem um bom contato social. E assim eles levam uma vida normal, como qualquer outra pessoa.
Maria Lívia: obrigada Vitoria.
"Adam" (sobre o filme)
Adam é um homem solitário e extremamente inteligente.Ele é portador da Síndrome de Asperge,e por isso tem dificuldade de se comunicar com as pessoas e entende-las.
Ele conhece Beth,sua vizinha,e eles acabam se apaixonando,porém Adam não tem o discernimento sobre oque é o amor e por isso tem dificuldade de expressá-lo e acaba por causar sofrimento em Beth.
Vencedor do prêmio Alfred P.Sloan em Sunshine 2009.Uma história sobre dois estranhos.
Um deles um pouco mais estranho que o outro...
"Um filme sensível e muito charmoso." - Kevin Thomas ,LOS ANGELES TIMES.
O filme mostra todas as dificuldades de uma pessoa que é portadora de algum tipo de síndrome,é um filme realmente tocante e emocionante.
Sobre a Síndrome de Asperger
OQUE É?
Ao longo dos tempos muitos foram os termos utilizados para definir esta síndrome, gerando
grande confusão entre pais e educadores. Síndrome de Asperger é o termo aplicado ao mais
suave e de alta funcionalidade daquilo que é conhecido como o espectro de desordens pervasivas
(presentes e perceptíveis a todo o tempo) de desenvolvimento (espectro do Autismo).
Esta síndrome parece representar uma desordem neurobiológica que é muitas vezes
classificada como uma Pervasive Developmental Disorders (PDD).
CARACTERÍSTICAS:
É caracterizada por desvios e anormalidades em três amplos aspectos do desenvolvimento: interacção social, uso da linguagem para a comunicação e certas características repetitivas ou perserverativas sobre um número limitado, porém intenso, de interesses.
Alguns pesquisadores acreditam que Sindrome de Asperger seja a mesma coisa que autismo de alto funcionamento, isto é, com inteligência preservada.
Crianças com Síndrome de Asperger, podem ou não procurar uma interacção social, mas têm
sempre dificuldades em interpretar e aprender as capacidades da interacção social e emocional
com os outros.
Atualmente, na Síndrome de Asperger, como também na maioria dos transtornos mentais, não há cura definitiva.Porém existem alguns tratamentos e estratégias que permitem ajudar estes indivíduos a aprenderem melhor, ter maiores habilidades sociais e mais facilidade de comunicação e integração, tornando-os capazes de interagir socialmente de forma mais naturalmente,como:
· Educação dos Pais e a formação adequada para lidar com a Síndrome no ambiente familiar
· Trabalho de Modificação comportamental com a criança que possui a síndrome e com os familiares
· Treinamento de habilidades sociais
· Intervenções educacionais
· medicamentos
CONCLUSÃO:
Podemos observar que há muitas comparações entre a síndrome de Asperger e o autismo pela dificuldade de interação social,porém a principal diferença entre ambas doenças é que o Autismo compromete o uso da imaginação da pessoa ,deixando-a alienada em relação ao mundo em sua volta.Já a Síndrome de Asperger mantem os pensamentos do indivíduo concretos.A pessoa apresenta também habilidades incomuns, como cálculos de calendário, memorização de grandes sequências numéricas.Interpretação literal, acompanhado pela incapacidade de interpretação de mentiras, metáforas, ironias, frases com duplo sentido e não possuem auto censura: costumam falar tudo que pensam.
E é através desses sintomas que podemos perceber que estas pessoas devem receber o máximo de ciudados especiais,sem deixar de viver uma vida normal!